Onde est� o Aedes?

nível de
atenção

11/02/2019

11/2/19 Saúde realiza ações de combate ao Aedes na Floresta, Centro e Petrópolis

Para intensificar as ações da área da saúde de combate ao mosquito Aedes aegypti, equipes da Gerência Distrital Centro realizam atividades nesta terça-feira nos bairros Floresta e Petrópolis e, na sexta-feira, no Centro Histórico. A intenção é orientar comunidades e eliminar criadouros do mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. 
 
Na terça-feira, 12, a partir das 9h30, a equipe da Unidade de Saúde da Família Santa Marta visitarão as ruas Almirante Barroso, Câncio Gomes e loteamento Santa Terezinha. 
 
A apoiadora da GD Centro Violeta Aguiar explica que a região foi escolhida para a atividade pela grande presença de espaços de reciclagem e borracharias. O bairro Floresta não tem armadilhas de monitoramento de mosquitos adultos.
 
Paralelamente, equipes da US Santa Cecília farão visitas no bairro Petrópolis, saindo da Unidade de Saúde (Rua São Manoel, 543) às 9h. A ação no local visa identificar a razão para reincidência de armadilha vermelha (com captura semanal de mais do que 3 fêmeas de Aedes aegypti) observado no sistema de monitoramento integrado do Aedes aegypti realizado pela prefeitura. 
 
Na sexta-feira, 15, as visitas serão no Centro Histórico, com saída da Unidade de Saúde da Família Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27). O bairro também não tem armadilhas de monitoramento.
 
As atividades reunirão equipes com agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde. Violeta explica que a ideia é dar continuidade a essas ações conjuntas semanalmente. “Além das atividades cotidianas por cada equipe, a intenção é direcionar o trabalho, garantindo mais agilidade e eficiência”, explica a apoiadora da GD Centro.  

Em todas as áreas onde serão realizadas as atividades os ACE e ACS mantêm vínculos com as comunidades.