Onde está o Aedes?

nível de
atenção

Dengue

O que é?

A dengue é uma doença transmitida por um vírus e tem como principal vetor o mosquito Aedes aegypti.
 

Como é transmitida? 

A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem, ou seja, a fêmea do mosquito pica a pessoa infectada. Em poucos dias, o vírus se multiplica no inseto (período de incubação) e vai para a sua saliva. Após esse período, o mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar durante sua vida.  

 

Quais os sintomas?

Para se considerar um caso suspeito de dengue, a pessoa deve ter estado nos últimos 14 dias em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti. O paciente deve apresentar febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e duas ou mais das seguintes manifestações: 


O que fazer com uma pessoa com os sintomas da dengue?

Esta pessoa deve procurar ou ser levado a um serviço médico. Durante a consulta, deve ser informado se o paciente viajou para áreas com transmissão ou se esteve em contato com o o Aedes aegypti.


Para saber qual a sua unidade de referência na rede municipal, clique aqui


O que o profissional da saúde deve fazer diante da suspeita?

O profissional deve fazer a notificação de caso suspeito de dengue à Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre. 

 
A dengue é transmitida de pessoa a pessoa? 

Não. O vírus da dengue é transmitido através da picada da fêmea do Aedes aegypti infectada pelo vírus da dengue. A espécie Aedes aegypti também pode transmitir o vírus da febre amarela urbana e da febre chikungunya
 

Existe Aedes aegypti em Porto Alegre?

Sim. O mosquito circula na Capital desde 2001 e casos autóctones da doença (quando o doente foi contaminado pelo vírus em Porto Alegre e não em viagem) ocorrem desde 2010. Clique aqui para ver o infográfico da Situação Epidemiológica da dengue na cidade.