Onde está o Aedes?

nível de
atenção

10/04/2017

Ruas da Chácara das Pedras terão aplicação de inseticida terça-feira

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde realizarão operação para aplicar inseticida em trechos de duas ruas do bairro Chácara das Pedras, a partir das 10h desta terça-feira, 11. A ação acontece a partir da notificação, à SMS, de uma suspeita de caso de infecção por chikungunya, em um paciente que tem histórico recente de viagem ao estado do Rio de Janeiro. O perímetro da operação será de 50 metros no entorno da residência do paciente, incluindo o lado ímpar da Rua Dr. Rodrigues Alves entre as ruas Moema e João Paetzel, e o lado ímpar da Rua Moema, próximo à esquina da Rua Dr. Rodrigues Alves. 
 
Como o índice de infestação vetorial é alto na região, o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da SMS, destaca a importância das medidas de prevenção e controle das larvas dos mosquitos serem adotadas pelos moradores do bairro. Em Porto Alegre, a maior parte dos criadouros do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya é encontrada em imóveis residenciais. O cuidado semanal no imóvel contribui com a eliminação de larvas. Os moradores da região devem verificar com mais atenção nos pátios, incluindo vasos, ralos pluviais e calhas, e o interior das residências e estabelecimentos comerciais, eliminando qualquer foco de água e diminuindo, desta forma, o risco de transmissão viral. Confira os itens do checklist.
 
Sobre a aplicação do inseticida (ou bloqueio de transmissão):
- A aplicação será nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências. Portas e janelas devem ficar abertas. Apartamentos térreos serão visitados apenas se tiverem pátio.
- Alimentos (frutas e hortaliças) que estiverem no pátio só podem ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação.
- Os moradores devem informar aos aplicadores a presença de aves e répteis (ex.: tartarugas, iguanas) como animais de estimação, que não devem ficar expostos ao inseticida.
- A aplicação será de deltametrina (um piretroide), mesmo inseticida utilizado nos produtos de uso doméstico, à base de água, com baixa toxicidade para seres humanos e mamíferos em geral.